Skip to content

Você sabe o que é um CMS?

Content management system ou CMS é basicamente uma ferramenta de gerenciamento de conteúdos, onde você vai poder adicionar, editar, armazenar ou excluir variados tipos de informações para o consumo de diversos serviços diferentes.

O uso de CMS’s se popularizou por conta de aplicações nas quais o seu conteúdo ficava atrelado diretamente ao seu site e, para realizar esse tipo de gerenciamento de conteúdo, você realizava-o geralmente em painéis de controle providos do próprio serviço. WordPrees, Drupal e Joompla são exemplos de como o uso de CMS se tornou popular.

Entretanto, com o tempo surgiu o que chamamos de HeadleCMS, que são uma forma mais moderna de se consumir CMS’s, eles têm como característica a questão de funcionarem semelhante há uma API convencional onde pode fazer, por exemplo, um simples “fetche” e puxar os dados registrados no CMS assim você tem mais liberdade de construção da sua aplicação e não fica refém de usar os templates e plugins daquele serviço.

Um exemplo disso, seria na construção de um e-commerce onde você teria um monte de informações como o nome de um produto, a descrição, o preço, imagens do produto, etc. Por terem uma interface simpática aos usuários alguns CMS podem facilitar para que uma pessoa que não necessariamente faça parte do time de desenvolvimento possa adicionar novos produtos, modificar preços e imagens tornando mais simplificado o gerenciamento de conteúdos do que se isso fosse feito numa página estática, por exemplo.

CMS X Banco de dados

Você deve estar percebendo que um CMS tem semelhança com um convencional banco de dados, mas você deve se atentar que são coisas diferentes. A utilização de um não implica na não utilização do outro, muito pelo contrário, dependendo do projeto, eles vão ser complementares entre si.

  1. A primeira é o que o CMS na maioria das ferramentas, vai usar por baixo dos panos, um banco de dados convencional, podendo ser um relacional ou um não relacional para armazenar os conteúdos.
  2. Abstração dos conteúdos, em um banco de dados, para fazer operações básicas de CRUD (create, delete, update e delete) você teria que fazer consultas utilizando SQL. Enquanto em um CMS fornece uma interface gráfica mais agradável para a mudança desses conteúdos, dependo do serviço CMS pessoas não técnicas podem fazer esse gerenciamento de conteúdo.

Consultas

Para o frontend consumir esses dados de um CMS vai depender de como o serviço que escolheu vai fornecer isso geralmente na maioria dos serviços vai permitir essas consultada semelhante a uma api REST ou em outros casos consultas semelhantes ao GraphQL.

Conclusão

Existem diversos CMS espalhados pela web do ponto técnico temos soluções como Hygraph, Dato CMS, etc. Vale ressaltar também que você pode transformar em um CMS soluções que não necessariamente foram feitas pensadas para este uso, como o próprio Google Docs, o Notion, entre outras. Nesse link, você pode encontrar uma lista de serviços de CMS e escolher qual vai te atender melhor.